terça-feira, 25 de maio de 2010

RCD, o que fazer?

A quantidade de entulho que é descartado na construção civil, tanto em reformas quanto em novas obras, é alarmante. A maioria desses entulhos é jogada clandestinamente em locais impróprios como, por exemplo, em fundos de vales por carroceiros. Para tentar resolver essa situação, algumas prefeituras já estão adotando sistemas de coleta para esses materiais, como no caso de Londrina, onde temos os “Eco pontos”, que são locais destinados a receber os resíduos gerados pela população e destinar devidamente esses resíduos.
Mas o que pode ser feito com a reciclagem dos resíduos de construções e demolições (RCD)?

Após um processo de britagem ou trituração, adequando a granulação desejada, o material reciclado pode ser utilizado na pavimentação, esta que é a forma mais simples de reciclagem do RCD, deixando-o na forma de brita corrida, podendo haver ainda uma mistura com o solo. Pode ser utilizado como agregado de concreto não-estrutural, substituindo os agregados comuns (areia e brita), ou pode ser utilizado ainda como agregado na confecção de argamassas de assentamento e revestimento, além de várias outras coisas mais simples como preenchimento de vazios em construções ou reforços de aterros.

É sabido que a composição química dos materiais misturados no entulho pode trazer danos a saúde e podem contaminar a água tornando-a imprópria para o consumo, sendo necessário um grande cuidado na manipulação desses resíduos.

Podemos dizer que a reciclagem de RCD na própria obra é muito vantajosa uma vez que diminui os gastos com coleta de lixo e ainda diminui o consumo de agregados, além de ser uma boa iniciativa para a preservação do meio ambiente. Se cada construtora e pessoa envolvidada no ramo da construção civil fizerem sua parte, tentando reciclar o máximo possível de materiais, teremos uma melhor destinação para o RCD produzido.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Resíduos x Londrina


Resíduos sólidos são materiais resultantes das atividades humanas ou gerados pela natureza no ambiente urbano. Esses resíduos são classificados principalmente de acordo com a sua origem, podendo ser doméstico, comercial, industrial, público, hospitalar, radioativo etc.

O ano passado, o grupo gerar com a ajuda dos alunos do primeiro ano de engenharia civil da Universidade Estadual de Londrina mapeou a cidade de londrina localizando os pontos de lançamento de resíduos. Foram identificados vários focos de lançamento clandestino de resíduos em toda a cidade. A grande maioria dos pontos encontrados continha resíduos de construção civil, que representavam uma fração alarmante dos resíduos.

A disposição indiscriminada dos Resíduos de Construção e Demolição (ou simplesmente Resíduos da Construção Civil) em aterros ou em bota-foras vem recebendo maior preocupação em relação ao meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades. Nesse contexto, o desperdício na construção civil vem sendo combatido com a qualificação da mão-de-obra, maior controle na aplicação dos materiais e projetos executivos melhor detalhados. Esse pequeno avanço, no entanto, não torna inevitável a geração de entulho (ALTHERMAN, 2002).

Segundo o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, resíduos da construção civil são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha.

O entulho produzido diariamente pela construção civil em Londrina é, pelo menos, três vezes maior que o lixo coletado e depositado no aterro sanitário. Dados levantados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) indicam que os resíduos de construção e demolição em Londrina estão entre 900 e 1,3 mil toneladas/dia.(O Estado do Paraná, Julho 2008).

O Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil do município de Londrina foi implantado em 29 de setembro de 2009. Sua implantação prevê a redução dos impactos ambientais e sociais do descarte inadequado e de suas consequências negativas (alagamentos, deslizamento de encostas, proliferação de vetores de doenças, poluição, degradação de espaços públicos e outros prejuízos urbanos). Londrina é campeã nacional de reciclagem, sendo modelo para outras cidades, o que implica em grande responsabilidade. Devemos avançar e manter Londrina como referência na gestão de resíduos, trazendo qualidade de vida para os londrinenses.

sábado, 8 de maio de 2010

Grupo Gerar está desenvolvendo documentário sobre o lançamento de resíduos em Londrina

O Grupo Gerar está começando a produção de um documentário, focando o lançamento clandestino de resíduos urbanos. A proposta é de chamar a atenção da população sobre esse problema, porém, esta missão torna-se difícil ao passo que é observável o descaso da população em geral com assuntos relativos ao ambiente.

Desde pequenos estamos habituados à deposição de resíduos em locais indevidos. Infelizmente, a exemplo dos familiares, amigos, vizinhos, que lançam desde embalagens de balas e "bitucas" de cigarro até móveis velhos e entulho de construção acabamos deixando de perceber os riscos dessa prática. Dessa forma, jogar lixo em qualquer lugar acaba se tornando algo rotineiro.

Tais hábitos, embora pequenos em parâmetro regional, contribuem significativamente para o agravamento da situação quando se pensa no grande número de praticantes. Entretanto é interessante pensar que esses pequenos atos fazem diferença, então se uma grande massa de lançadores passarem a se policiar para criarem hábitos ecologicamente corretos, podemos contribuir muito com o meio ambiente. Coisas simples como guardar o papel de bala no bolso até encontrar uma lixeira, separar em casa o lixo orgânico do reciclável, aproveitar melhor os alimentos, doar móveis usados quando estes forem substituídos, contratar serviços de caçamba regularizados para dar destino a entulhos de construção, etc são ponderantes e podem mudar o estágio atual de poluição na sua cidade.

Pensando nisso, o documentário mostrará o comportamento geral da população com relação ao lançamento indevido de lixo, alertando sobre os danos desta prática, e a situação caótica que poderá vir caso nenhuma mudança de comportamento seja tomada. Espero que apreciem quando pronto.

Esse vídeo dá uma idéia do que queremos mostrar: