sexta-feira, 27 de novembro de 2009

11ª Mostra Londrina de Cinema
















A Kinoarte promove de 28 de novembro a 5 de dezembro de 2009 a 11ª Mostra Londrina de Cinema, festival de cinema mais antigo do Paraná e que nesse ano conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) e do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual (Fundo Nacional de Cultura). Em oito dias de Mostra serão exibidos mais de 80 filmes em diversos pontos da cidade, incluindo o Cine Teatro Universitário Ouro Verde, Cine Com-Tour UEL, Museu Histórico de Londrina, Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos, Crystal Palace Hotel, além de empresas que apóiam a Kinoarte e Escolas Públicas localizadas em regiões periféricas de Londrina.

O blog do Grupo Gerar destaca:













Dia 30/11 (segunda-feira)
Cine Com-Tour UEL, 20h30, entrada franca
O Sal da Terra” (PR, fic, cor, 2008, 90 min), de Eloi Pires Ferreira
Com Cristina Pereira, Emílio de Mello e Edson Rocha.
"O Sal da Terra" é um road movie que conta a história do padre-caminhoneiro Miguel (Edson Rocha) e suas andanças junto ao povo da estrada. Ao longo do caminho, na boleia de seu caminhão-capela, ele vai conhecendo personagens marcantes e descobrindo a diversidade humana que a estrada apresenta.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

V Conferência Municipal do Meio Ambiente



1969 vs 2009...

Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Passe adiante!
Precisamos começar JÁ!

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...






A PROBLEMÁTICA DO DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO

A questão ambiental só ganhou relativa importância nos tempos atuais, antes disso pouco se pensava sobre planejamento urbano, reciclagem e compostagem. Falta de planejamento quanto á questão do tratamento e da deposição final de resíduos sólidos em grande parte das cidades brasileiras é reflexo dessa consciência tardia. Esta situação é agravada pelo fato de se ter que desenvolver métodos e formas de planejamento numa época de crescimento urbano e populacional acelerados.A população em geral está acostumada a lançar resíduos indiscriminadamente no espaço urbano. Tal conduta pode ser explicada pela deficiência das autoridades pela política de educação ambiental ou familiar. O consumismo da sociedade pode estar extremamente ligado a estas práticas, pois está envolvida num sistema que busca o lucro através da veiculação de informações desencadeando um consumo desenfreado a fim de atender a necessidades pessoais, não se importando com o destino das sobras de seu consumo, depositando-as em locais a céu aberto e contaminando o ambiente em diferentes níveis.

O primeiro passo para a implantação de uma política de gestão de residuos sólidos é o investimento em tecnologia para a gestão integrada dos resíduos sólidos, trabalhar integralmente o planejamento das ações técncas e operacionais do sistema de limpeza com os aspectos sociais e a consciencia da população , ou seja, unir questões ambientais , econômicas e sociais.

A falta de tratamento dos resíduos sólidos, principalmente os perigosos, antes da disposição final não acontece em vários países. Existe a necessidade de ação imediata, o governo brasileiro pensa numa política nacional de resíduos sólidos para o futuro, mas o problema já existe.


A metodologia se baseia no levantameto da problemática do descarte de resíduos sólidos urbanos no município, além de análises do impacto ambiental causado por este tipo de comportamento. Com este levantamento torna-se possível a discussão do tema e a produção de material para a conscientização coletiva junto às comunidades através de debates, concursos de fotografias e mesas redondas. O projeto busca identificar, caracterizar e mapear essa prática na cidade de Londrina com uso de dados obtidos via pesquisa, tanto de campo, quanto técnica em laboratório.

Com este trabalho foi possível constatar a falta consciêntização da população a respeito da deposição de RCD e lixo doméstico. Tal conduta foi observada em todas as áreas da cidade (norte, sul ,leste e oeste) inclusive em suas principais vias, desvalorizando estas regiões, além de prejudicar a fauna e a flora locais, poluir locais públicos e até mesmo privados, colocando em risco as pessoas que utilizam estes espaços.

Várias maneiras e vários métodos existem para realizar a gestão correta dos resíduos, uma delas é a coleta seletiva, que envolve a reciclagem e a reutilização, sendo, portanto responsável por grande economia de energia e de recursos naturais futuros.
O principal ponto de necessidade de mudança é conscientizar a população gerando a atitude de não jogar ou dispor os resíduos de forma errada, ou seja, que possa ser prejudicial ao meio ambiente, tanto lixo doméstico como lixo de construção ou industrial.