sexta-feira, 14 de maio de 2010

Resíduos x Londrina


Resíduos sólidos são materiais resultantes das atividades humanas ou gerados pela natureza no ambiente urbano. Esses resíduos são classificados principalmente de acordo com a sua origem, podendo ser doméstico, comercial, industrial, público, hospitalar, radioativo etc.

O ano passado, o grupo gerar com a ajuda dos alunos do primeiro ano de engenharia civil da Universidade Estadual de Londrina mapeou a cidade de londrina localizando os pontos de lançamento de resíduos. Foram identificados vários focos de lançamento clandestino de resíduos em toda a cidade. A grande maioria dos pontos encontrados continha resíduos de construção civil, que representavam uma fração alarmante dos resíduos.

A disposição indiscriminada dos Resíduos de Construção e Demolição (ou simplesmente Resíduos da Construção Civil) em aterros ou em bota-foras vem recebendo maior preocupação em relação ao meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades. Nesse contexto, o desperdício na construção civil vem sendo combatido com a qualificação da mão-de-obra, maior controle na aplicação dos materiais e projetos executivos melhor detalhados. Esse pequeno avanço, no entanto, não torna inevitável a geração de entulho (ALTHERMAN, 2002).

Segundo o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, resíduos da construção civil são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha.

O entulho produzido diariamente pela construção civil em Londrina é, pelo menos, três vezes maior que o lixo coletado e depositado no aterro sanitário. Dados levantados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) indicam que os resíduos de construção e demolição em Londrina estão entre 900 e 1,3 mil toneladas/dia.(O Estado do Paraná, Julho 2008).

O Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil do município de Londrina foi implantado em 29 de setembro de 2009. Sua implantação prevê a redução dos impactos ambientais e sociais do descarte inadequado e de suas consequências negativas (alagamentos, deslizamento de encostas, proliferação de vetores de doenças, poluição, degradação de espaços públicos e outros prejuízos urbanos). Londrina é campeã nacional de reciclagem, sendo modelo para outras cidades, o que implica em grande responsabilidade. Devemos avançar e manter Londrina como referência na gestão de resíduos, trazendo qualidade de vida para os londrinenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário