sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como diminuir os depósitos clandestinos de resíduos?

Nos dias atuais, é perceptível um aumento no montante de resíduos depositados de forma irregular em áreas abertas, como terrenos baldios e praças. Com o agravamento dessa situação, principalmente nos grandes centros urbanos, se torna necessário a redução imediata desses resíduos. Porém, a pergunta que se faz é: como reduzir a deposição de resíduos?
Muitos estudiosos se dedicam a descobrir respostas para essa questão e de fato, existem inúmeros métodos para se chegar a esse objetivo. Porém ainda não se chegou a um consenso de qual seria o mais eficaz, visto que todas apresentam vantagens e desvantagens. Abaixo serão citados alguns desses métodos.
Primeiramente devemos citar o termo “Reciclagem”. O uso da reciclagem é muito divulgado perante a sociedade atual devido ao fato de ser a maneira mais simples e também uma das mais eficientes de se reduzir o montantes de resíduos depositados irregularmente. Reciclar significa diretamente que um determinado material retorne ao seu ciclo de produção, depois dele ser utilizado e descartado. Ou seja, os materiais que podem passar por esse processo são aqueles durante a reciclagem consigam adquirir novamente suas características originais ou a maioria delas. Os benefícios da reciclagem são claros; além de diminuir em grande escala o acúmulo de lixo urbano, ela possibilita uma diminuição de uso de materiais não renováveis.



Reciclagem de lixo da prefeitura de Curitiba FOTO: Nani Gois



Uma segunda maneira de se realizar tal objetivo seria a participação de centros de ensino e/ou tecnológicos na elaboração de tecnologias eficazes na redução dos depósitos clandestinos de resíduos. Assim, a universidade usaria sua tecnologia disponível em favor da população. Atualmente existem de fato muitos estudos, dentro de centros de ensino, ligados a esse fim. Como prova, é possível perceber os inúmeros trabalhos abordando essa temática. A grande vantagem dessa idéia seria uma participação em conjunto da sociedade com os intelectuais. Além de beneficiar a população como um todo, também beneficiaria as próprias instituições de ensino com a produção de inúmeros trabalhos acadêmicos. A grande desvantagem é a ausência de centros de ensino em muitas localidades brasileiras. Um movimento como esse acabaria servindo para aumentar as desigualdades entre cidades com possibilidades acadêmicas e as sem essa possibilidade.
Outro sistema reconhecido como eficiente são os chamados eco-pontos. Os Eco-pontos são áreas pré-estabelecidas, para a deposição de resíduos sólidos, evitando assim o acumulo desses resíduos em locais inapropriados. Esses locais são supervisionados por órgãos também preestabelecidos que são responsáveis pela separação correta do resíduo coletado e também pela manutenção dos Eco-pontos. A Vantagem de tal método seria a fácil instalação e também a facilidade de acesso para a população, uma vez que tais pontos ficam espalhados pela cidade. Quanto às desvantagens, além da difícil manutenção vista a necessidade de um gerenciamento apropriado, também há a adaptação da sociedade civil a tal meio. É vital que a população tenha conhecimento de como utilizar os eco-pontos, evitando assim a destinação de resíduos inapropriados para esses locais.





Eco ponto Parque Perucha -São Paulo FOTO: Luiz Guadagnoli/ Secom



Outra medida sugerida e provavelmente a que abrangeria todos os outros métodos citados até aqui, seria a chamada política publica de gestão de resíduos. Uma política publica seria métodos desenvolvidos por governantes, que buscam nesse caso a redução de resíduos sólidos em locais clandestinos. Essas políticas geralmente tratam a situação de uma maneira global, buscando descobrir as causas dos depósitos clandestinos e principalmente prevenções contra tal coisa. A vantagem desse processo como já foi dito, seria pelo fato de ser possível um tratamento amplo do problema, podendo tratá-lo em todas as suas dimensões. Isso a tornaria uma proposta eficiente e altamente recomendada. A grande desvantagem dessa pratica, seria que um estudo amplo do problema pode levar um tempo longo, o que só prejudicaria a situação.
Perante os casos apresentados, torna-se evidente a pluralidade de meios pelos quais seria possível alcançar a diminuição do total de resíduos sólidos clandestinos, em grandes centros urbanos. Porém, é necessária uma participação ativa dos governantes e das populações locais para colocá-las em pratica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário