sexta-feira, 6 de maio de 2011

Princípios básicos do Ecodesign

O conceito Ecodesign é recente e se tornou uma palavra essencial quando falamos em produzir, segundo Fiksel (1996) originou-se no início dos anos 90, com os esforços das indústrias eletrônicas dos EUA para criarem produtos que fossem menos agressivos ao meio ambiente. Formaram uma força tarefa para desenvolver uma base de conhecimentos em projetos voltados para a proteção do meio ambiente, que primeiramente beneficiou estas indústrias. A partir disto, aumentou rapidamente o interesse pelo tema, principalmente nas empresas que já desenvolviam programas de gestão ambiental e de prevenção de poluição.

Um exemplo disso é a marca Philips que na década de 90 criou seu programa EcoVision, com o objetivo de conduzir o desenvolvimento de seus produtos e processos com consciência ambiental.

O principal objetivo do Ecodesign é projetar produtos e serviços que sejam mais sustentáveis, aproveitando melhor a tecnologia desde o início de sua fabricação até quando chegar ao seu fim útil, e reaproveitá-los o máximo possível, gerando o mínimo de resíduos.

Para tal feito é necessário visar esses fases para o projeto do produto:

Escolha das matérias primas - Utilizar de materiais ecológicos com baixo impacto ambiental, que não sejam tóxicos e que possam ser reciclados;

Processo de fabricação - As fábricas também devem ser ecologicamente eficientes, usando quando possível uma fonte de energia limpa ou então reduzindo o máximo a quantidade de energia gasta no processo;

Qualidade do produto – Deve durar o maior tempo possível, com peças que sejam facilmente trocadas (evitando jogá-lo fora assim que estragar alguma) gerando uma menor quantidade de lixo.

Destino final do produto – Assim que acabar sua vida útil, reaproveitá-lo em outra função ou então destinar a reciclagem, e sendo o ideal que possa ser reciclado várias vezes criando ciclos infinitos fechados de reciclagem.

Analisando esses quesitos e praticando-os, é possível concluir a fabricação de um produto com ecodesign. Muitas empresas estão tornando essa prática essencial, já que reconhecem que é de vital importância para o bem estar da natureza e do homem ao longo prazo, além de permitir reduções de custos, trazendo uma economia maior a empresa.

Podemos citar ainda que atualmente, com a preocupação no assunto, está aumentando o número de consumidores que procuram comprar produtos “amigos da natureza”. Somado a isso, governos espalhados pelo mundo criam leis que, obrigam aos fabricantes a se responsabilizarem pela recuperação de seus produtos ao fim de sua vida útil.

Ou seja, com todos os benefícios que a prática do Ecodesign tem, é importante todas as empresas inovarem seus produtos a fim de chegar nesse conceito.

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