terça-feira, 31 de maio de 2011

Construção Ecológica

A evolução do homem acarretou uma série de mudanças nas técnicas construtivas tornando-as individualistas e inconsequentes, de forma que, alcançava-se a estética e o conforto na construção de casas e edifícios sofisticados sem se preocupar com a natureza e seus recursos.

Porém, nos últimos anos têm-se discutido novas maneiras e técnicas de aproveitamento destes recursos, criando-se então o conceito de Construção Sustentável. Este novo método utiliza formas, materiais e tecnologias que agregam valor e beleza às obras de maneira ecológica.

Na concepção de um projeto sustentável é levado em consideração o tipo de utilização da construção e após a escolha do “formato” da construção são escolhidos os materiais a serem utilizados, como a madeira de reflorestamento, blocos cerâmicos e de concreto reciclados, blocos de solo-cimento, Dry Wall (chapas de gesso aparafusadas em estruturas de aço galvanizado, conhecidas como placas secas), etc.

Depois disso vem um dos pontos mais importantes deste método construtivo: a escolha das tecnologias ecológicas a serem utilizadas. Entre elas têm-se: Utilização de energia solar; mini-estações de tratamento e reuso de água e esgoto; sistemas de captação e aproveitamento de água da chuva; sistemas de gestão de resíduos domésticos; tubulações e conexões em plástico atóxico ou reciclado; etc.

Têm-se utilizado bastante uma nova tecnologia que consiste em fazer a cobertura do telhado com grama, isso facilita na captação de água da chuva, além de garantir maior conforto térmico dentro da casa. Para isso é necessário um profissional especializado pois a impermeabilização da laje deve ser perfeita.

É muito importante que na parte externa haja uma área permeável com vegetação, pois isso ajuda no escoamento da água da chuva. É importante também que os móveis e eletrodoméstico sejam ecológicos e econômicos, assim como as torneiras e sanitários, que devem ser de baixo consumo de água.


Modelo de construção ecológica


Nenhum comentário:

Postar um comentário