terça-feira, 11 de agosto de 2015

AMIANTO
Entre os resíduos da construção civil classificados como perigosos, segundo resolução Conama 307:2002, estão os produtos que contém amianto. Essa importante matéria-prima, presente em diversos setores produtivos, representa risco desde sua exploração até a disposição final dos rejeitos e dos produtos que a contenha.
O amianto (nome em latim; incorruptível), também conhecido como asbesto (nome em grego; incombustível), foi amplamente utilizado nas indústrias de materiais da construção civil devido às suas propriedades físico-químicas, baixo custo e abundância. Entre as propriedades físico-químicas que o tornam atraente estão, principalmente, elevada resistência a altas temperaturas, elevada resistência mecânica, incombustibilidade, bom isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrubilidade, resistência ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias e facilidade de ser tecido (ABREA, 2015).

Figura 1- Amostra de Amianto

 Fonte: Infoescola (2015)
Tanto "amianto" quanto "asbesto" são nomes comerciais dados para um grupo heterogêneo de minerais que podem ser separados, facilmente, em fibras (MENDES, 2001). Esses minerais podem apresentar diversas composições químicas e cristalográficas e, por isso, se apresentam em diferentes tipos, cores e texturas.
Devido a essa variedade, os amiantos são divididos em dois grandes grupos: serpentinas e anfibólios. O primeiro tem como variedade fibrosa o crisotila (amianto branco), já o segundo grupo apresenta cinco variedades (crocidolita - amianto azul; amosita - amianto marrom; tremolita; antofilita e actinolita) (CETEM, 2008).
Dentre os tipos de amianto, o crisotila é o mais valorizado comercialmente. Enquanto as fibras dos anfibólios são retas, duras, pontiagudas (crocidolita) e quebradiças (antofilita e tremolita), as fibras do crisotila são curvas, flexíveis e macias (CETEM, 2008).  Isso faz com ele apresente características de elevada resistência à tração, flexibilidade, isolamento térmico e elétrico, possibilitando, assim, seu emprego em diversas áreas.


Quanto às composições químicas, o crisotila é um silicato hidratado de magnésio, com fórmula MgSiO₅(OH). Já as fibras do grupo dos anfibólios são ricas em ferro e cálcio. Suas fórmulas químicas são as seguintes: crocidolita - NaOFeOFeOSiO; amosita - FeOMgOSiO; tremolita - CaOMgOSiO.

Figura 2- Fibras no Microscópio Eletrônico

    Fonte: ABREA

Produtos Compostos por Amianto
      A maioria do amianto é encontrado em telhas, chapas de revestimento, tubos, caixas d'água, produtos automobilísticos de fricção (freios e embreagem) e em menor escala em produtos têxteis, filtros, papel, papelão, e isolantes térmicos (CNTA, 2015).
    
A Polêmica do Uso do Amianto 
       O uso do amianto tem provocado discussões a décadas, principalmente a respeito dos malefícios à saúde humana, tanto na produção, afetando os trabalhadores, quanto na utilização pela sociedade dos produtos constituídos pelo asbesto.
        É consenso que os maiores riscos à saúde humana estão relacionados ao setor ocupacional, já que o agente causador das doenças é a fibra do amianto, geralmente pulverizada na exploração e produção dos produtos. Alguns setores defendem que produtos a base de amianto afetam a saúde do consumidor, porém são rebatidos pelo fato dos produtos serem compostos majoritariamente por outros materiais como o cimento, e pelo baixo nível de exposição às fibras do asbesto.
Doenças Causadas Pelo Amianto (Instituto Nacional  de Câncer-INCA)
        As principais doenças causadas pelo amianto são: 
Asbestose - A mais comum, as fibras se alojam nos alvéolos pulmonares e comprometem a capacidade respiratória. É uma doença crônica e progressiva. Causa falta de ar e cansaço excessivo.

Câncer de Pulmão - Quando exposto ao amianto ocorre o aumento de até dez vezes o risco  de ocorrência da doença. O doente apresenta falta de ar, perda de peso e dores no peito. É um tumor de grandes proporções que costuma espalhar-se por outros órgãos.

Mesotelioma - Causado apenas pelo amianto, atinge a pleura (membrana que envolve o pulmão). O doente apresenta falta de ar e dor aguda no peito. . A sobrevida após o diagnóstico é geralmente de dois anos.

Placas Pleurais - Se instalam na pleura e são benignas, não apresentam sintomas e não existe tratamento. O doente corre três vezes mais risco de sofrer de asbestose e dez vezes mais de ter mesotelioma.

Os maiores Produtores de Amianto

 Países Produtores  Toneladas Exploradas /Ano 
 Rússia 920.000
 China360.000
 Brasil290.000
 Kazakhstan210.000
 Canadá200.000
 Zimbabwe130.000
 Outros15.000
 Total2.125.000
Fonte: Ambiente Brasil
       O Brasil ocupa a terceira posição mundial na produção do amianto, perdendo apenas para a Russia e China. A exploração em território nacional é feita principalmente no município de Minaçu, estado de Goiás, sob controle da empresa SAMA. 
Proibições Pelo Mundo
        O amianto foi proibido em mais de 60 países, inclusive na União Europeia. 
     Fonte: O Globo

Proibição no Brasil

         No Brasil o amianto a ainda pode ser explorado e comercializado, apesar da tentativa de alguns estados de banir esse material, os produtores entraram com ação de inconstitucionalidade, enquanto o julgamento se desenvolve o trânsito do amianto e seus produtos seguem legal em território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário